Por Lucas Borba
No dia 2 de maio de 2012, foi lançada a ideia de uma rede nacional de empregadores de pessoas com deficiência. O evento catalisador da idealização foi o 26º Fórum de Empregabilidade Serasa Experian, que contou com a participação de mais de 60 empresas e da Organização Mundial do Trabalho (OIT).
Foi assim que, sob a liderança carismática e inspiradora do sociólogo e coordenador de Diversidade e Inclusão na Serasa Experian, João Ribas, falecido em 2014, nasceu a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS) pela empregabilidade da pessoa com deficiência, com o propósito de criar um ambiente de negócios mais inclusivo para transformar positivamente a vida das pessoas com deficiência.
Ao longo de seus oito anos, a REIS assinou importantes publicações, como o “Manual para Médicos e Técnicos de Segurança do Trabalho”, em 2014, e o “Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência”, lançado em 2018 em parceria com o Instituto Ethos, que serve como referência no acompanhamento da efetividade nas ações em prol do profissional com deficiência por parte das empresas integrantes da Rede e comprometidas com o Pacto pela Inclusão. Além do Grupo Diretor, constituído por 14 empresas (Natura, Serasa Experian, Microsoft, Vivo, TozziniFreire Advogados, Accenture, EY, Carrefour, IBM, RD, Sodexo, JLL, Atento e United Health Group), a REIS integra mais de 100 organizações que aderiram ao movimento.
Periodicamente, a Rede realiza encontros temáticos abertos a convidados (em 2020 no modelo Webinar) sobre aspectos da empregabilidade da pessoa com deficiência, que também conta com participações de organizações do Terceiro Setor e de autarquias governamentais, visando o trabalho conjunto entre os segmentos da sociedade. O crescimento da REIS também se deve à sua organização estrutural, dividida em Grupos de Trabalho (GT’s) e com o suporte de uma Secretaria Executiva e do Conselho de CEO’s. Para a secretária executiva Ivone Santana, o amadurecimento da Rede caminha junto com constante aperfeiçoamento das práticas de inclusão das empresas integrantes.
“Somos um espaço de diálogo e troca permanente, e as empresas engajadas elevam seu compromisso em práticas internas e no posicionamento público. Todas as empresas do grupo diretor são signatárias do Pacto pela Inclusão e respondem o Guia de Indicadores. Com isso, temos ampliado nosso reconhecimento, inclusive pela OIT, e essa construção coletiva só é possível graças aos vínculos estabelecidos entre os membros do Grupo Diretor, entre si e com o propósito da REIS”, afirma.