São Paulo, 19 de dezembro de 2022 – O ano de 2022 foi marcado por muitas conquistas na Rede Empresarial de Inclusão – REIS. Além de completar 10 anos de fundação, a entidade concluiu atividades de grande importância para a sensibilização e engajamento das empresas privadas no cenário do trabalho e da empregabilidade de pessoas com deficiência. Com mais de 100 parceiros e 57 empresas signatárias do Pacto pela Inclusão (14 novas signatárias em 2022), nessa primeira década de atuação, a REIS contribuiu para que o número de pessoas com deficiência contratadas no país crescesse 69%, passando de 288,5 mil em 2009, para 486,7 mil em 2018, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
A REIS organizou 4 encontros com temas relevantes, que reuniram mais de 400 profissionais de diferentes setores para discussões e debates de interesse das pessoas com deficiência. O primeiro deles, o 44º Encontro REIS abordou o tema Mães com deficiências: equilíbrio entre maternidade e trabalho. O segundo foi o 45º Encontro REIS: Celebração 10 anos da REIS Impacto na Inclusão das Pessoas com Deficiência. Em setembro foi o 46º Encontro REIS – Melhores práticas de inclusão de pessoas com deficiência, que apresentou cases de empresas fundadoras da rede, para inspirar mais empresas a adotarem práticas inclusivas. E o quarto e último encontro do ano, o 47º Encontro REIS – Carreira e Protagonismo da Pessoa com Deficiência, realizado dia 1º de dezembro em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Em todos os encontros as pessoas com deficiência são protagonistas, e presidentes das empresas participaram na abertura ou em painéis.
Outra novidade de sucesso de 2022, foi a criação do DIA da REIS, um evento realizado mensalmente para empresas interessadas em conhecer o trabalho da organização, tirar dúvidas e obter informações sobre como fazer a adesão de suas empresas à Rede, tornando-se uma signatária do Pacto pela Inclusão REIS-OIT. O Pacto contém cinco compromissos macro, desenvolvidos com base na Convenção dos Direitos Humanos da ONU e chancelados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), sendo o único no Brasil voltado à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Este ano a REIS realizou 11 DIA da REIS, com a participação de mais de 70 novas empresas interessadas. Ao assinar o Pacto REIS-OIT, as empresas se comprometem a seguir as diretrizes de gestão da inclusão, a fim de promover a empregabilidade efetiva das pessoas com deficiência, assim como o de também incorporar a interseccionalidade em seu ambiente de trabalho, criando oportunidades também para pessoas com deficiência mulheres, negras, LGBTQIA+, e de diferentes faixas etárias. A partir da assinatura do Pacto, a empresa pode optar por participar como membro da Rede ou fazer parte do seu Grupo Diretor.
A REIS conta também com um Conselho de CEOs, composto por presidentes das empresas signatárias do Pacto. Em 2002 o Conselho se reuniu para debater o fortalecimento e a sustentabilidade da Rede na próxima década. Participam deste Conselho presidentes de grandes empresas como: 3M, EY, JLL, TozziniFreire Advogados, Microsoft, Atento, Sodexo, ArcelorMittal e Serasa Experian, entre outras.
Outro evento de grande importância para a inclusão e a empregabilidade de pessoas com deficiência foi a realização do Webinar sobre o Preenchimento do Guia Temático de Indicadores Ethos-REIS de inclusão das pessoas com deficiência. A reunião exclusiva para as empresas do Grupo Diretor e signatárias oferece orientações e explicações sobre a ferramenta, que possibilita mensurar o nível de maturidade em que as empresas se encontram na inclusão dos profissionais com deficiência. O guia foi criado para apoiar as empresas na construção de estratégias de diversidade e inclusão. O evento foi gravado e está disponível no canal do Youtube da REIS.
Sobre a REIS
A ideia de criação da REIS surgiu durante o 26º Fórum de Empregabilidade Serasa Experian, que contou com a participação de Debra Perry, especialista em Inclusão de Pessoas com Deficiência pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A integrante da OIT compartilhou informações sobre o lançamento de uma rede global que teria por objetivo incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho em todo o mundo e estimulou a criação da rede brasileira. Nesse momento, o então líder de D&I da Serasa Experian, o sociólogo João Ribas, convidou as empresas participantes do encontro a criar o movimento no Brasil, a REIS. João Ribas, também uma pessoa com deficiência, liderou e conduziu a REIS até 2014, quando faleceu, deixando esse legado para a sociedade. A REIS completou 10 anos de fundação em 2022 e, ao longo deste período, tem oferecido instrumentos, ferramentas, referências e espaço de diálogo e de construção de boas práticas de inclusão das pessoas com deficiência, contribuindo para que as empresas encontrem diretrizes para a estruturação de seus programas de inclusão de pessoas com deficiência, com a segurança de que estão seguindo os melhores direcionadores para agregar valor ao negócio, às pessoas e à sociedade.
Saiba mais em: https://www.redeempresarialdeinclusao.org.br/
Para mais informações sobre a REIS acesse os canais nas redes sociais:
https://www.youtube.com/@redeempresarialdeinclusaos5690
https://www.instagram.com/redempresarialinclusaosocial/
https://www.linkedin.com/showcase/rede-empresarial-de-inclus%C3%A3o-social/