Pela Empregabilidade das pessoas com deficiência

47º Encontro REIS Carreira e Protagonismo da Pessoa com Deficiência

print de tela de pessoas diversas participando e sorrindo no encontro virtual da REIS

Por: Viviane Garcia e Yara Moraes

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dia 03 de dezembro, começou a ser comemorado desde o dia 1º de dezembro, com o 47º Encontro REIS. O encontro contou com aproximadamente 200 espectadores ao vivo, os quais ficaram atentos e participantes durante todo o evento. As palestrantes e os palestrantes deram um show de boas práticas e protagonismo enquanto pessoas com deficiência em suas vidas e carreiras. A mediação foi feita por Mônica Helen Oosterom da Atento, que conduziu as participações durante duas horas de evento online.

A abertura foi feita por Marcelo Oromendia, CEO da 3M Brasil e América Latina, e também integrante do Conselho de CEOs da REIS, que fez considerações fundamentais sobre a inclusão de qualidade das pessoas com deficiência e de como a 3M tem evoluído na questão da empregabilidade.

“Todos podemos contribuir sim para a promoção da inclusão das pessoas com deficiência, especialmente pessoas como eu, que temos uma caneta de decisão, mas também todas as pessoas em sua área de atuação e influência.”

Ivone Santana, secretária da REIS agradeceu aos participantes pelo envolvimento e reforçou a necessidade de que as empresas concluam o preenchimento do Guia Ethos REIS, pois o prazo foi prorrogado até dia 12 de dezembro de 2022.

“É muito importante o preenchimento do guia para que sejam avaliadas ações de melhoria contínua na promoção da inclusão no mercado de trabalho das pessoas com deficiência.”

Fizeram parte do primeiro painel, compartilhando suas experiências sobre Carreira e Protagonismo da Pessoa com Deficiência, e sobre o case da EY, empresa do grupo diretor e fundadora da REIS: Ana Claudia Santana, Leandro Boralli e Pedro Zogbi. Ana Claudia reforçou a importância do preenchimento do Guia, trazendo a evolução da sua utilização e seus indicadores quantitativos. Pedro apresentou conceitos da diversidade e cenário da inclusão das pessoas com deficiência no Brasil. Leandro Boralli falou sobre sua experiência se descobrindo pessoa com espectro autista e como o diagnóstico influenciou em sua carreira. 

Além dessas participações, tivemos ainda uma roda de conversa com palestrantes de grande relevância, conduzida por Andreia Pinto da EY, pessoa com deficiência como os demais palestrantes, demonstrando cada uma o seu protagonismo dentro de suas carreiras e evoluções pessoais. Participaram da roda de conversa: Paulo Ferle, da TozziniFreire Advogados; Alexandre Costa, da Microsoft; Regiane Teixeira, da Natura&Co e Keila Almeida, da Accenture. Elas falaram sobre a importância da Lei de Cotas para a inclusão no mercado de trabalho, os obstáculos enfrentados enquanto pessoas com deficiência e a influência em suas carreiras; e sobre como combater o capacitismo e a importância de se ter um mentor no desenvolvimento profissional. 

Os recursos de audiodescrição e Libras contemplaram a acessibilidade para todos.

As empresas participantes da REIS celebraram mais um encontro de sucesso, e por ver como o trabalho de 10 anos, realizado em equipe, tem transformado muitos sonhos em ações concretas sobre o tema da inclusão no mercado de trabalho para os profissionais com deficiência. Certamente em 2023 o engajamento será ainda mais potente para essa luta.

A gravação do encontro já está disponível em nosso canal do Youtube.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ih7k2Vz3N9I&ab_channel=RedeEmpresarialdeInclusaoSocialREIS

Link com audiodescrição: https://www.youtube.com/watch?v=YjY3Dh3aLK4&ab_channel=RedeEmpresarialdeInclusaoSocialREIS